segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMENTÁRIOS Á PARTE, VAMOS AOS FATOS!

Boa noite pessoal, tudo bem com vocês? Como todos os amantes do Handebol sabem, tá rolando o Campeonato Mundial de Handebol na Suécia, e a nossa seleção está lá batalhando por uma melhor colocação. O Brasil até agora fez três jogos e ainda não conseguiu nenhum resultado positivo. No sábado, a  seleça enfrentou os atuais vice campeões Olímpicos e apresentou um handebol melhor do que o da estréia, porém o adversário jogou com bastante seriedade e não deu chance para o nosso esquadrão vencer a partida. Hoje enfrentamos a escola Húngara que tem um Handebol de muita força e velocidade e voltamos a ser derrotados por um placar que na minha opinião não foi a realidade do jogo.


Vini - Pivô do Brasil


Tenho lido muitos comentários, críticas e até desabafos a respeito dos nossos atletas. Já estive presente em 4 mundiais (um mundial júnior em 2003, um de clubes em 2007 e dois de seleções em 2005 e 2009) e posso dizer que as coisas não são fáceis. É dificil enfrentar atletas que se dedicam exclusivamente ao esporte, que jogam em ligas com 3, 4 divisões, que tem um calendário adequado aos principais torneios mundiais, que sabem que quando pararem terão uma renda para se sustentar e sustentar suas famílias, e que são ídolos em seus países. Claro que a cultura é outra, e não estou aqui querendo comparar as coisas, mas será que se nós tivéssemos um campeonato com mais equipes competitivas o nível não melhoraria? Temos um problema de escassez de clubes em nosso País. Pra quem não sabe tem atleta que está lá na Suécia representando nosso país e nem tem clube para jogar na próxima temporada. A culpa é de quem? Dos atletas? Nós temos nossa parcela de culpa, mas qual será o tamanho dessa culpa?

Mundial da Tunísia 2005

Mundial da Croácia 2009
Um exemplo, é a continuidade no trabalho da seleção. Desde de 1995 temos participado de todos os campeonatos mundias de handebol na categoria adulta masculina, e nesse período nada mais nada menos que 6 técnicos passaram pelo comando da nossa seleção (Celso Giacomini 1995, Alberto Rígolo 1997, 2003, Sérgio Hortelan 1999, 2001, Washington Nunes 2005, 2009, Jordi Ribera 2007 e Javier Cuesta 2011). É óbvio que cada comandante vai levar para a competição os atletas que eles julgam ser importantes e estarem no melhor de sua forma no momento da convocação, e é óbvio também que cada um pensa de uma forma, tem uma filosofia de trabalho e fatalmente os atletas não serão os mesmos. Ou seja, a continuidade já esbarra nesse fator. Quantos dos amantes do Handebol não sabem qual é a escalação da seleção Francesa de Handebol? E da Croata? O trabalho nesses países é feito a longo prazo. Dificilmente seus técnicos são trocados, e por isso o trabalho de continuidade é feito de maneira natural, é tudo questão de acreditar em uma filosofia de trabalho e ir até o fim. Outro exemplo que traduz extamente o que escrevi acima, é que do grupo que foi ao Mundial da Croácia em 2009 apenas um atleta (Felipe Borges) está no grupo que foi para a Suécia. Muito se diz que mundiaias pós Olimpíada são campeonatos de transição, onde atletas mais jovens são testados, mas para um país como o Brasil que tem que correr muito atrás dos resultados isso não deveria se aplicar. Seleções como França (campeã Olímpica), Croácia, Dinamarca e Espanha foram com sua força máxima para a Croácia, será que nós não poderíamos ter ido? Claro que tiveram lesões de alguns jogadores, mas será que todos que foram a Pequim estavam impossibilitados? No mundial da Croácia vencemos a equipe da Sérvia na fase de classificação. Será que se estivéssemos completos não teríamos tido mais resultados positivos? Acho que devemos refletir: Ou a base da seleção que esteve na Croácia deveria estar na Suécia ou a base da seleção que está na Suécia deveria ter estado na Croácia.

Borges - Ponta do Brasil
Espero que tenham entendido um pouco do quis dizer aqui, e que vocês também tenham entendido que o problema é muito maior que simplesmente raça, dedicação e empenho dos atletas que estão lá. Conheço muito bem a grande maioria dos atletas e posso afirmar que RAÇA, DEDICAÇÃO E EMPENHO não faltam a eles!

Amanhã a seleção tem mais uma pedreira pela frente, a fortíssima seleção da Noruega (com transmissão do Esporte Interativo e da Bandsports á partir das 16:00 hrs), temos que tentar fazer um jogo muito bom e tentar repetir o resultado do amistoso que fizemos contra essa mesma seleção quando ganhamos de 1 gol há mais ou menos duas semanas atrás! VAMOS LÁ BRASIL! EU ACREDITO!

Grande abraço, principalmente aos atletas que estão lá no Mundial...

Diogo#13

13 comentários:

  1. Belo texto Diogo!!! Criticar é sempre fácil... há muito que melhorar, mas nosso papel é dar incetivo e acreditar pq com certeza eles estao dando seu melhor!! Parabéns pelo teu apoio sempre capitão!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto....força garra e dedicação sobra parasses galera

    ResponderExcluir
  3. Diogo, concordo com você. Não duvido que todos atletas que vestem a Amarelinha dão o sangue!
    Como vc disse, tem atleta na seleção e não tem clube.
    Tem atleta que tinha clube em 2010, mas não tinha remuneração (isso porque teve destaque no mundial 2009).

    Creio que os atletas possuem a menor parcela de culpa nos resultados da seleção, porém são vocês que 'apresentam' o handebol as pessoas, sociedade e patrocinadores.

    Os dirigentes só existem, porque existem os atletas.
    A Confederação e Federação só existe, porque existem os atletas.

    Queria ver o próximo mundial o Brasil com uma seleção juvenil, porque os adultos e juniores não se apresentaram em protesto a desorganização de algumas entidades...
    Nada mudaria?

    Por isso poderiam se organizar para mudar alguma coisa. Não a classificação para 2ª fase de um mundial, mas mudar o investimento na base.

    Não existe handebol sem os jogadores.

    De outro lado, os atletas são o 'lado mais fraco' numa relação com Confederáão/Federação e Clubes, quem se expor pode ser aposentado...
    Sei que muitos, apesar da pouca remuneração, é a única remuneração, e por isso precisam aceitar muitas coisas que não concordam.

    O que podemos fazer?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pois é Coltri..Sempre de Mãos atadas! Acho que um começo seria um conselho de atletas. Lutando e tendo participação direta em reuniões e decisões do nosso esporte! Temos sem dúvida que nos organizar! Grande abraço e borigado pelo grande apoio que vem dando ao esporte!

    ResponderExcluir
  5. O Handebol é um esporte bacana,eu pratico desde a escola que acho que é geralmente onde começa o gosto da galera pelo esporte, o que é observado é que o "FUTEBOL" sempre é colocado em primeiro plano. Na Universidade onde estudo o apoio ao esporte é mínimo para a galera de outros cursos que não seja educação física e tem muita gente com talento pro esporte mas não pratica por falta de apoio e oportunidade.
    A Seleção precisa sim de mais apoio, e não de gente criticando sem conhecer a realidade do esporte no país.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que com o resultado da selecao nesse mundial vai comecar aumentar o questionamento sobre a qualidade do handebol brasileiro. Pq infelizmente nao temos estrutura p competir em grandes campeonatos.

    E isso nao se deve por falta da vontade dos atletas. Muito pelo contrario pq e nitido o quanto eles estao se matando e doi ver q infelizmente o Brasil nao tem a minima chance de vitoria. Chega ate ser humilhante!

    E nitido q precisamos melhorar a estrutura do esporte e a ideia de conselho de atletas e pode ser um comeco.

    Boa Sorte p vcs :)

    bjos

    Margonari

    ResponderExcluir
  7. o que falar !!!! perfeito dioguinho ... zeba_03

    ResponderExcluir
  8. Acredito que os atletas que hoje representam a seleção estão fazendo o máximo de cada um... claro que cometem erros... como qualquer um de nós que estaria lá cometria.. e acertam várias vezes também...

    Também vejo algumas critícas de pessoas ligadas ao handebol... acredito que várias delas o fazem como um opinião sobre a convocação.. eu mesmo discordo de vários jogadores que estão lá e alguns que deveriam estar... Porém acredito que o o problema esteja realmente na organização da confederação e federações...

    Concordo com os comentários do Vini e Akio sobre fazer algo a respeito.. pois já estamos a vários mandatos aguardando e a situação continua na mesma....

    Ainda não tenho uma sugestão de como mudar essa situação... mas acredito que se não partir do atletas/amantes do handebol... nada será feito...

    estou disposto a ajudar!!!

    abraços!

    #goBrazil!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com boa parte do que você coloca na sua coluna Diogo. Criticas são fáceis e os alvos estão expostos. Temos que ter consciência de que os problemas são mais profundos do que um simples contra ataque não convertido.
    Porem os resultados de quadra é reflexo de tudo que acontece fora dela, treinamentos, comissão técnica, gestão dos clubes, dirigentes esportivos. Nós, que estamos na torcida, não podemos ir aos jogos reivindicar melhorias para os atletas em prol do esporte. Não vejo como eu torcedor e ex-atleta me candidato à dirigente de Federação para pressionar a Confederação a melhorar. Nesse ano de 2011assimiu no governo do Estado do Rio Grande do Sul, um secretário de esporte e lazer que foi ex-atleta de seleção gaucha de handebol (anos 80) e presidente da FGH (anos 90), mas quantos anos levam para termos essa renovação.
    Quanto tempo leva até você ser dirigente com influencia, ou o Zeba, Folhas, Menta, Hortelã. Alguns nunca serão por inaptidão, falta de vontade, destino... Mas o atleta, esse fica sempre, a democracia Corinthiana não nasceu de dirigentes, e sim nos gramados e vestiários. Vocês atletas tem o dever e o conhecimento para pressionar as Federações, e a torcida, na maioria de familiares e ex- atletas com certeza apoiariam.
    Nos anos 80, ouvi de um ex-goleiro de seleção brasileira que teríamos de abdicar de nossas vaidades pessoais para o crescimento do esporte. Para mim que nunca ganhei nem um par de tênis com o handebol tenho certeza de que não é a ameaça de falta de salário que deixa os atletas de mão atadas. Hoje as garantias de futuro estão em um trabalho fora das quadras, faculdade ou curso profissionalizante. E não existe ligamento arrebentado que te garanta isso. Friamente falando, hoje a garantia é a vida fora da quadra.

    ResponderExcluir
  10. É Diogo, penso exatamente como você... Mas, mais do que falar é preciso agir, e a hora é agora!
    Espero sinceramente, que atitudes sejam tomadas no sentido de promover nosso handebol de maneira a dar condições de estabilidade e sobrevivência aos nossos atletas.
    Acredito também no que outros já disseram, vocês atletas, que são os maiores interessados,tem que agir e procurar se unir para conseguir melhorar a situação. Lutem fora das quadras, unam-se !!
    Está nas mãos de vocês e também dos técnicos dos clubes com maior expressão como o Pinheiros, Metodista, Londrina, por exemplo, porque imagino que a situação deles não seja muito melhor do que a dos atletas.
    Então, não diz o velho ditado: "a união faz a força " ?
    Sejam unidos, abdiquem de vaidades e ressentimentos e briguem por um ideal maior.
    Torço muito e acredito em vocês e no handebol do Brasil!

    ResponderExcluir
  11. Diogo,
    Entendo perfeitamente o que você escreveu. Não é só o handebol que sofre com isso - todo o esporte brasileiro tem dificuldades. É como costumam dizer: "No esporte, quando o Brasil ganha, é exceção. A regra é ficar atrás".

    Concordo com suas críticas, mas é tudo muito mais complexo, e o pessoal que comenta e critica, como tenho vista, precisa saber. O handebol brasileiro tem se desenvolvido nos últimos anos. Basta comparar o número de equipes e atletas - profissionais, universitárias, escolares, etc. - de agora e de sete, oito anos atrás (embora não sei se haja dados oficiais sobre isso, seria interessante se a CBHb desenvolvesse um estudo do tipo). Aqui dentro, o handebol se desenvolve em ritmo lento, mas não está parado.

    A questão na comparação com a Europa passa por muitos fatores. O handebol lá é uma cultura, como o futebol é aqui, e mudar um aspecto já entranhado na cultura de um país é extremamente difícil. Além disso, eles têm estrutura para incentivar o esporte e, como você mesmo disse, ligas sólidas.

    Mas não dá, por exemplo, para criar uma liga brasileira com 16 equipes. Não há clubes/parcerias que banquem as equipes, porque não é rentável. Se aparece alguma parceria, ela não é duradoura, e o time se desfaz. E isso sem falar que o eixo do handebol brasileiro não vai além de São Paulo-região Sul.

    E como se muda isso? Governo, a CBHb, os atletas, a imprensa? Todo mundo. Mas se fosse fácil, já estava feito. O que o pessoal precisa entender é que existem dificuldades e que uma mudança não vai acontecer do dia para a noite. É muito simples dizer que isso ou aquilo poderia ser feito, e que determinada coisa poderia ser corrigida. Mas leva tempo, demanda dinheiro, é muito mais complicado do que o simples "tem que resolver" que andei vendo durante o mundial.

    O Brasil precisa, sim, correr atrás dos europeus, mandar jogadores para lá, trazer técnicos - contando que eles façam um trabalho de continuidade, ao qual sou completamente a favor - e incorporar elementos da escola europeia. Mas antes de olhar para lá, precisa olhar aqui dentro, começar com conferências sobre o desenvolvimento do esporte, criar programas de incentivos nas escolas e universidades, esse tipo de coisa básica que é o mínimo para você criar condições de para a modalidade ganhar nível.

    Quando as coisas começarem a andar direito aqui, aí sim dá para a gente olhar para a Europa e começar a comparar alguma coisa. É um trabalho a ser planejado pela CBHb junto do Ministério e das secretarias de Esportes, a ser respaldado pelos praticantes e clubes e a ser divulgado pela imprensa, que, infelizmente, e sei disso por que trabalho nela, só dá espaço para o futebol, que é o que vende no Brasil.

    Bom, é isso. Abraço.

    ************

    Quando à raça da seleção na Suécia, disso eu não tenho dúvidas. Sei como é jogar contra times de nível técnico bastante superior. Estou torcendo por aqui.

    ResponderExcluir
  12. acho que a mudança estar por vir, a partir do momento em que dois canais de televisão, mesmo sendo fechado, começam a transmitir e pessoas que nunca tiveram contato com o esporte, passam a ter, ele se difunde mais...se torna aos poucos mais "populares" esse mês ja temos um horário so p assistir handebol...muito bom mesmo ter oportunidade de assistir as melhores seleções jogando ao vivo, é maravilhoso! é uma porta aberta...

    Daniel Melo, Natal - RN

    ResponderExcluir
  13. Olá Diogo, joguei na seleção de 79 a 86, participei de panamericano, copa latina e universiade, a cada ano nos falavam que a nossa seleção seria a base para os outros anos, mas no ano seguinte...outro técnico, outros atletas e tudo se iniciava como antes, então meu amigo, isso vem de longe e não muda, pena, pois nosso esporte é vibrante e merecia mais atenção.

    abraço

    Gabriel Carazzai Jr

    ResponderExcluir